Institucional

Aos Experts com Carinho

Os últimos 4 anos foram de extrema reflexão e evolução na Astella e também na minha trajetória. Eu passei a questionar o que eu gostaria de fazer e quais projetos gostaria de empreender nos próximos anos para que a gestora pudesse dar saltos de produtividade e posicionamento. Fui atrás de criar meu Tour of Duty.
Reading Time:
tempo de leitura:
4
MInutes
minutos
Aos Experts com Carinho
Aos Experts com Carinho

Os últimos 4 anos foram de extrema reflexão e evolução na Astella e também na minha trajetória. Eu passei a questionar o que eu gostaria de fazer e quais projetos gostaria de empreender nos próximos anos para que a gestora pudesse dar saltos de produtividade e posicionamento. Fui atrás de criar meu Tour of Duty.

Estava claro que eu precisava trazer algo novo — que tivesse a minha cara, que estivesse na minha “zone of genius” e que agregasse e incrementasse o legado que havíamos construído até agora. Não era hora de jogar nada fora, mas sim de aproveitar os alicerces. Desde 2008 nós despendemos a maior parte do nosso tempo ajudando e aprendendo com os empreendedores ao nosso redor sobre como tornar as organizações mais escaláveis e eficientes. Era hora de trazer escalabilidade e eficiência para a Astella sem perder nossa essência — estar ao lado do empreendedor, fazer parte da jornada, construir junto.

Também nos deparamos com o desafio de nos mantermos sempre atualizados e portanto, de termos processos de aprendizado contínuos não só para nossa missão de ajudar os empreendedores mas também para as outras atividades da gestora além de criar valor. Ou seja, gostaríamos de garantir que a nossa capacidade de análise e tomada de decisões continuassem a se aprimorar e que a Astella pudesse atrair e formar bons profissionais para complementar o time de sócios.

Durante esse tempo, estudamos o conceito de plataforma e nos agradou e nos desafiou muitíssimo pensar em transformar a Astella em um Hub de Conhecimento para que ele irrigasse todos os nossos processos e atividades essenciais de uma gestora de Venture Capital — fundraising, originação de oportunidades, value creation e business development.

Foi somente no final de 2019 que conseguimos tangenciar e concretizar esses conceitos de plataforma e hub de conhecimento. Começamos a dar forma ao Astella Expert Network (AEN) durante as conversas informais que tivemos com cada um de vocês, juntos e separadamente. A empolgação e disponibilidade de vocês me incentivou a seguir adiante. Eram as doses de reforço que a gente precisava. Já estávamos na quarentena, e durante os calls dava pra sentir o brilho nos olhos, a curiosidade e o carinho de cada um de vocês.

Fechamos as primeiras trilhas e ao nos depararmos com os resultados dos questionários respondidos pelos empreendedores que participaram ficou evidente que o caminho era esse e o quão grande o AEN poderia se tornar. A imensa maioria dos participantes declararam ter revolucionado seus processos, direcionamento estratégico e construção dos times! E quem disse que não dá pra medir esforço de criação de valor?

Também tivemos a agradável surpresa de sermos abordados por empreendedores fora da nossa rede, investidos de outros fundos, interessados em fazer parte do AEN. E foi então que validamos uma fonte de originação de oportunidades muito rica e que a dinâmica do AEN nos permite iniciarmos o processo de criação de valor durante o processo de investimento. Outra camada de participantes do programa é formada pelo que estamos chamando de ‘LevelUp’. O LevelUp atende nosso anseio de acompanhar a jornada e agregar valor a empreendedores de Startups que estão longe do ponto ideal para receber investimento da Astella mas que criaram soluções que acreditamos que o mundo precisa (impacto).

O impacto do AEN nas atividades de fundraising também começa a se delinear, e passará a ser evidente nos próximos fundos: nós finalmente temos uma ferramenta para nos posicionarmos e nos diferenciarmos mais claramente diante dos investidores. Ao convidarmos gestores de fundos de late stage para participar dos módulos de fundraising, descobrimos mais uma veia do AEN — ele pode sim, nos ajudar com Business Development também.

Por fim, entendemos que os elementos que tornam o AEN escalável — as inúmeras horas de vídeo gravadas, material curado e cursos online — são instrumento de inclusão de empreendedores e empreendedoras que precisam do conhecimento e know-how que estamos desenvolvendo para estarem aptos a trilhar o caminho de Venture Capital.

Esse é só o começo e nada disso seria possível sem a participação e o brilho nos olhos que vocês nos trouxeram. Eu queria com essa carta deixar o nosso profundo agradecimento a vocês quatro que acreditaram e co-fundaram o AEN junto conosco. Ano que vem tem mais e nós contamos com vocês!!

Laura Constantini

Written By

Por

Laura Constantini

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.