Institucional

Meet a Partner: Marcelo Sato

Entrevista com Marcelo Sato, Sócio da Astella.
Reading Time:
tempo de leitura:
2
MInutes
minutos
Meet a Partner: Marcelo Sato
Meet a Partner: Marcelo Sato

Quando você percebeu que seria um bom mentor?
Foi na época da Ciatech, que eu fundei e atuava como CTO. Não tem nenhuma relação com o que faço hoje, mas eu já gostava muito do mundo de investimentos. Vivi de perto o mundo da digitalização da bolsa. Sempre gostei de acompanhar renda variável, renda fixa. Em determinado momento, as pessoas da Ciatech passaram a me procurar para buscar orientação sobre o que fazer em relação a investimento. Foi quando percebi que seria um bom mentor. 

Ambição, conhecimento ou talento: o que importa mais na busca pelos melhores empreendedores?
Sem dúvidas é a ambição. Falo por experiência própria. A ambição é combustível para as longas jornadas do empreendedor que em muitos momentos são solitárias. Ela ajuda a focar e a ter resiliência. Acredito que conhecimento e talento são conquistados com o tempo se você tiver ambição.

Que tipo de perfil de empreendedor você mais gosta de trabalhar? 
Gosto do empreendedor "raíz", que gosta de colocar a mão na massa. Empreendedor que não tem medo de testar, experimentar, errar e aprender na prática. Tenho mais proximidade com esse tipo de mindset do que com "empreendedor powerpoint", que precisa de muito dinheiro, que está menos propenso a sujar a mão de graxa.

O que é sucesso para você?
Acredito que sucesso é quando há um balanceamento na vida em que seja possível fazer coisas que você gosta e se sente bem fazendo. Não só na vida profissional quanto na vida pessoal também. Para isso, é preciso ter uma visão bastante clara da sua capacidade e quais são os limitadores da sua eficiência máxima. O autoconhecimento  faz parte do sucesso. 

O que você faz quando não está trabalhando?
Gosto demais de viajar, de conhecer locais e ter experiências novas. Mas com equilíbrio (risos)! Gosto de viajar, mas não ficaria dois meses fora, por exemplo. Já tentei fazer alguns momentos de desconexão total, mas não consigo por muito tempo. Meu máximo foi um mês após a venda da Ciatech. Um segundo ponto que eu gosto é reformar. Adoro construir e reformar! 

Se você pudesse jantar com qualquer pessoa. Quem seria?
O Bill Gates. A minha geração foi muito influenciada pela primeira geração de empreendedores tech. Eu sempre fui a pessoa que adorava a Microsoft. Eu conseguia me ver na imagem do Bill Gates, no sentido de ser alguém com skills técnicos, que coloca os desafios e consegue tirar do papel. 

Se você empreendesse novamente, qual seria o business? 
Gosto muito de biotech pela busca de tornar o ser humano mais produtivo. Acho que em breve vai sair algo importante deste setor e haverão evoluções gigantescas. Não é a minha zona de conforto e de conhecimento, mas se fosse empreender novamente eu buscaria algo neste caminho.

O que o jovem Sato diria para o Sato atual?
O inverso seria mais fácil!! Hoje eu teria muita coisa para falar para o Sato jovem.
Eu sempre tive um planejamento de longo prazo, sempre coloquei metas e objetivos para a minha vida. No entanto, embora planejamento seja importante, você vai acabar aprendendo tudo de mais importante na prática. O segredo para ter sucesso na vida é praticar.

Juliana Baranowski

Written By

Por

Juliana Baranowski

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.