Venture Capital

2022: um resumo do ano da Astella

A virada do ano é o momento ideal para olharmos para trás, avaliarmos acertos e erros e traçarmos novas perspectivas para os meses que estão por vir. É neste clima que aproveito para compartilhar uma retrospectiva do que vivemos e fizemos na Astella em 2022.
Reading Time:
tempo de leitura:
7
MInutes
minutos
2022: um resumo do ano da Astella
2022: um resumo do ano da Astella

A virada do ano é o momento ideal para olharmos para trás, avaliarmos acertos e erros e traçarmos novas perspectivas para os meses que estão por vir. É neste clima que aproveito para compartilhar uma retrospectiva do que vivemos e fizemos na Astella em 2022. 

Olhando para trás

Sob o ponto de vista sócio-econômico global, 2022 foi um ano extremamente difícil. Após longos meses de pandemia, onde as nações deram inúmeras demonstrações de solidariedade e parceria na luta contra a Covid-19, o mundo ficou atônito e perplexo com a insanidade de Vladimir Putin em bombardear a Ucrânia, um país livre e independente, uma democracia recente e um povo co-irmão dos russos. Como parte de uma geração que viveu aliviada o período de paz prolongado pós Guerra Fria, que permitiu a globalização e o crescimento econômico impulsionados por países emergentes, ver a tensão geopolítica se elevar e a eclosão da guerra foi muito triste. Inacreditável que a diplomacia não consiga prevalecer em pleno Século 21.

Os impactos da pandemia e das ações que foram tomadas durante 2020 e 2021 para minimizar uma possível recessão, desencadearam um processo inflacionário no mundo todo  que forçou os BCs a aumentarem os juros. É neste contexto que nos encontramos e que entraremos em 2023: taxas de juros em expansão e uma inflação que dá sinais de arrefecimento, mas ainda persiste e preocupa. 

O fim de um ciclo – mais cautela, valuations menores

Para Venture Capital, 2022 trouxe uma mudança relevante com o fim de um período de aceleração da curva de investimentos e tamanhos de cheques no mundo todo. O cenário que vamos enfrentar no próximo ciclo é bem diferente do que presenciamos nos últimos 40 anos. O mundo acompanhou os BCs dos EUA e Europa reduzindo juros recorrentemente e acentuando ainda mais a tendência na pandemia como estímulo econômico. Esse movimento impulsionou os setores de tecnologia e inovação de forma  inestimável. Nunca foi tão barato desenvolver tecnologia e testar novas estratégias. 

Embora Venture Capital tenha a característica de ter ciclos bem mais longos e uma volatilidade menor, a alta dos juros reflete uma percepção de risco maior da economia e fez com que menos recursos fossem destinados à classe de ativos em 2022. Fundos e, consequentemente, empreendedores passaram a adotar uma estratégia mais cautelosa para entender novos patamares de valuation e liquidez. 

Evoluindo para seguir em frente

Apesar deste macro contexto mundial adverso, tivemos um ano muito importante e com grandes conquistas na Astella. Nos mantivemos focados em evoluir os nossos processos para seguirmos agregando valor aos empreendedores e, consequentemente, gerando retorno aos nossos investidores. Abaixo, listei alguns dos temas que nos mantiveram ocupados e focados em evoluir dia após dia nos últimos 12 meses. 

Fortalecendo as bases da cultura Astella

Nós buscamos criar prosperidade a cada interação com empreendedores, investidores e o nosso time. A prosperidade compartilhada nos permite investir melhor e desenvolver talentos. Estamos criando o nosso próprio viveiro de start-ups e profissionais no Brasil. A Astella cresceu e muito nos alegra dizer que praticamente dobramos o tamanho do time. Trouxemos reforço para (i) a área de investor success - fundraising, suporte e back office - para aprimorar gestão de risco e garantir uma experiência cada vez melhor para nossos investidores, (ii) área de comunicação para que cada vez mais empreendedores e investidores tenham acesso ao conteúdo e ações da Astella e (iii) times de  investimentos para que a gente possa dar conta de cobrir e interagir com um ecossistema que cresce e inova a passos largos e com uma família de empresas investidas cada vez maior. Além disso e principalmente, estamos formando a geração de futuros investidores.

Em 2022 nós fizemos 11 rodadas de investimento - 6 follow ons e 5 novas empresas - aumentando o nosso portfólio ativo em 22% de 23 startups no final de 2021 para 28. Este ano também trouxemos talentos com perfis e aptidões diversas e o desafio de treinar este novo time e alinhá-lo aos nossos valores nos forçou a repensar e focar ainda mais em nosso propósito.

Novo framework do Astella Expert Network (AEN) 

Nós criamos o AEN em 2020 e reunimos uma rede de experts brasileiros, com uma experiência incrível, que nos ajudaram a criar e disseminar nossa primeira safra de playbooks. A base de dados da Astella nasceu com um foco muito grande em SaaS, já que vinha sendo a força-motriz do crescimento e sucesso das start-ups nesta fase. Com o aumento do volume de marketplaces entendemos que precisávamos enriquecer nossa base de dados para análise das métricas de desenvolvimento dessas plataformas e, consequentemente, servir de parâmetro de comparação e nos ajudar a gerenciar a expectativa de rodadas futuras. Fizemos uma pesquisa detalhada com os empreendedores dos maiores marketplaces no Brasil e mapeamos os principais desafios para cada estágio de desenvolvimento dessas plataformas (identificamos 7 princípios que norteiam o crescimento dos marketplaces e criamos papers detalhando e aprofundando cada um deles). Construímos uma nova base de dados comparativa, e convidamos expert globais para o AEN com o objetivo de trocar experiências e modelos mentais, além de validar e legitimar todos estes conceitos que criamos. Mais de uma centena de founders brasileiros preencheram o formulário e se cadastraram para participar do co-hort do AEN com experts globais e, após um filtro criterioso, selecionamos 20 empreendedores mais alinhados à nossa tese e critérios de investimentos. Como legado deste novo projeto, trouxemos um framework novo ao AEN, com importantes colaterais (a construção da base de dados e dos princípios para o crescimento dos marketplaces),  que será replicado para novas vertentes de negócios e áreas de conhecimento nos próximos meses.

O processo de investimento – consenso vs. liderança

Vínhamos investindo por consenso. Com o passar do tempo percebemos que o esforço de alcançar o consenso em um time tão diverso poderia nos levar a uma dinâmica disfuncional - predominância de comportamento de groupthinking (isto é, quando alguém deixa de expressar sua opinião em prol de um consenso do grupo). Depois de bastante refletir, entendemos que poderíamos estar perdendo o grande benefício da nossa diversidade: a habilidade de construir teses e visões de mundo diferentes e que isso se refletisse nas nossas decisões de investimento e portanto na diversificação do portfólio.

Entendemos também que as maiores empresas no universo de VC não foram investidas por unanimidade, nem por consenso. Grandes gestores de VC investem com base em suas convicções, baseadas em visões de mundo, visões de futuro, ou seja, nas suas teses de investimento.

Nossa decisão de mudar o processo de investimento da Astella e permitir apostas individuais dos GPs veio de encontro ao nosso desejo de extrair o que há de melhor na diversidade do nosso time. Esse novo processo foi então pensado para criar momentos e rituais onde o grupo deve ajudar cada GP a mergulhar nas oportunidades, trazer insights e sugestões antes da tomada de decisão e depois do esforço coletivo de análise e aprofundamento, o grupo ajuda o GP na tomada de decisões, deixando claro a opinião de cada um, mas respeitando a decisão final do GP que promoveu a oportunidade. Definimos quais materiais deveriam ser criados para ajudar a todos neste aprendizado e análise, e desenvolvemos mecanismos para compartilhar as ideias e pontos de vista para ajudar e enriquecer o debate (colaterais do processo).

Muito nos anima experimentar um grupo mais participativo nas discussões e mais responsável por expressar opiniões e fundamentalmente por colaborar com o processo de detalhamento e descobertas das oportunidades de investimento que trazemos ao grupo. Além disso, nosso novo processo é uma ferramenta importantíssima de disseminação dos nossos valores e propósito e de desenvolvimento de novos investidores para que a gente consiga investir mais e agregar mais aos empreendedores que investimos e ao ecossistema como um todo. Buscamos que as nossas escolhas sejam cada vez mais condizentes com a construção de um futuro que privilegie respeito, qualidade de vida e sustentabilidade. 

Um novo ano cheio de oportunidades

Ao refletirmos sobre o que os próximos meses nos reservam, fica uma sensação muito forte de estarmos diante de uma safra incrível de oportunidades. Não só porque a tendência de digitalização de processos, empresas e de vários aspectos da vida humana está apenas no começo, mas também por que estamos presenciando cada vez mais empreendedores missionários que enxergam  possibilidades concretas de trazer inovação e resolução para problemas importantes que enfrentamos no dia a dia criando startups e atraindo contingentes de pessoas inspiradas pelos mesmos propósitos. Além disso, o cenário macroeconômico impôs uma correção nos preços de ativos e valuations.  A combinação desses três fatores tornam VC uma classe de ativos bastante atraente. Em nosso próximo artigo faremos a retrospectiva dos investimentos que fizemos durante 2022. 

Por ora, é seguir firmes e focados em nossos valores e nossa missão, agradecer nossos empreendedores, investidores, parceiros e amigos pelo aprendizado e confiança em 2022, e torcer para que uma confluência ainda maior de fatores faça com que 2023 seja um ano muito melhor para as pessoas do nosso planeta. 

Um abraço de todos nós, família Astella.
Laura Constantini

Written By

Por

Laura Constantini

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.