Venture Capital

Diário de um VC: encontrando as melhores oportunidades de investimento no Brasil

Na Astella, como em qualquer gestora de fundos de investimento em Venture Capital ou "Capital Empreendedor" em bom Português, executamos cinco macro atividades: Fund-raising: busca e seleção de investidores alinhados com a nossa visão de mundo e oportunidades criadas pela digitalização da economia; Originação: busca por empresas surfando essa oportunidade, com a combinação ideal de time, mercado e oferta...
Reading Time:
tempo de leitura:
2
MInutes
minutos
Diário de um VC: encontrando as melhores oportunidades de investimento no Brasil
Diário de um VC: encontrando as melhores oportunidades de investimento no Brasil

Na Astella, como em qualquer gestora de fundos de investimento em Venture Capital ou "Capital Empreendedor" em bom Português, executamos cinco macro atividades:

  • Fund-raising: busca e seleção de investidores alinhados com a nossa visão de mundo e oportunidades criadas pela digitalização da economia;
  • Originação: busca por empresas surfando essa oportunidade, com a combinação ideal de time, mercado e oferta;
  • Investimento: a injeção de recursos para entrada na empresa como sócios, após revisão detalhada do negócio e termos e condições;
  • Criação de valor: trabalho metódico de desenvolvimento dos pilares da empresa e sua estruturação, afim de apoiar os empreendedores em sua jornada;
  • Saída: temos um mandato de concluir nosso ciclo, devolvendo aos nossos investidores, o capital investido, com um retorno compatível com a nossa classe de ativos (objetivo de 30+% a.a.).

Dentre estas, poucas pessoas sabem que praticamente 50–60% do nosso tempo é dedicado a fase de originação. Esta é uma tarefa crucial para qualidade do portfólio e para maximizar o seu retorno; além de ser uma das atividades mais subestimadas por novos gestores, seja VCs e CVCs (Corporate Venture Capitalists), quanto ao processo e aos números envolvidos.

No começo do ano já escrevemos e compartilhamos alguns dados sobre esta atividade na Astella:

VC Backed companies in Brazil

Achamos porém que valeria dividir um pouco mais, motivados dentre outros pelo interesse e repercussão do primeiro texto.

Meu objetivo é dar visibilidade aos nossos números e ao valor agregado por esta atividade em nossos processos, visto que, além dos investimento do fundo, nossos investidores também tem o direito de investir diretamente nas empresas que originamos.

Originação na Astella

A atividade de originação começa na nossa tese de investimentos; calcada em nossa visão das principais mudanças provocadas pela tecnologia no mundo, da qual derivamos os temas a serem pesquisados e investidos.

É um exercício estruturado para podermos focar nas oportunidades de investimento com maior potencial dentro de ciclos de crescimento que geralmente duram entre cinco e sete anos.

Partindo dessa visão, as oportunidades que originamos e analisamos vem de uma destas fontes:

Inbound vs. Outbound

Não se engane: apesar de 65% das oportunidades chegarem até nós, do ponto de vista qualitativo, as oportunidade de fontes "proativas" tem uma qualidade infinitamente maior. Na prática, se você é empreendedor procurando injeção de capital, saiba que ou você se destaca de cara, com material ou mensagem matadores, ou você corre o risco de cair na categoria do volume sem qualidade. Em números:

Num ano “normal”, identificamos ao redor de 900 startups (growing), entre as quais selecionaremos três ou quatro — entre 0,3 e 0,5%, nas quais investiremos em algum momento de 9 a 12 meses à partir do primeiro contato.

Destas, no ano passado, o macro foco das oportunidades eram:

Com os quatro maiores setores e foco sendo: Comércio Eletrônico, Fintechs, Marketplaces e Publicidade (Total ~60% das oportunidades). Algumas notas de destaque para oportunidades interessantes em setores ainda menos desenvolvidos tecnologicamente no Brasil, ou pelo menos ainda insipientes para investimento de VC, como: Hardware & IoT, Blockchain, RH, Alimentação e Moda (Total ~5% das oportunidades).

Além dos resultados quantitativos, esse processo gera dois outros resultados essenciais para aumentar as chances de sucesso da nossa atividade:

  • Pulso do mercado: indícios de setores em crescimento; velocidade de crescimento, tração e margem por setor; valuation por estágio do mercado brasileiro; entre outros tantos insights preciosos para calibrar nosso foco, requerimento, ticket e termos.
  • "Due-diligence": cada contato com empreendedores nos permite validar, não só os critérios de investimento da Astella, para cada oportunidade, mas é principalmente uma janela para due-diligence de todos os elementos não técnicos dos talentos, mercado e oferta. Essa due-diligence é na maioria das vezes muito mais importante do que a clássica fiscal-tributária-trabalhista etc., para empresas em estágio inicial*.

Quem olha para Venture Capital, ou fundos como nossos da família Journey, poucas vezes entende o quanto originação em escala seja um elemento chave para o sucesso de qualquer investidor!

Martino Bagini

Written By

Por

Martino Bagini

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.