Conhecimento Para Founders

Epílogo — Eu, Caçador de Mim

Toda boa história começa com um evento que chacoalha a nossa vida. Algo que nos tira do prumo, da zona de conforto, e nos coloca em uma jornada na busca por um novo equilíbrio. Foi assim que a nossa história com o El Enemigo começou.O Guilherme, o Mauricio e o Ricardo nos colocaram em cheque no final de 2014, questionando nossa tese, nosso processo de criação de valor e nosso posicionamento competitivo. E quando você é desmontado e desnudado por investidores, o que você faz?
Reading Time:
tempo de leitura:
3
MInutes
minutos
Epílogo — Eu, Caçador de Mim
Epílogo — Eu, Caçador de Mim

Toda boa história começa com um evento que chacoalha a nossa vida. Algo que nos tira do prumo, da zona de conforto, e nos coloca em uma jornada na busca por um novo equilíbrio. Foi assim que a nossa história com o El Enemigo começou.

O Guilherme, o Mauricio e o Ricardo nos colocaram em cheque no final de 2014, questionando nossa tese, nosso processo de criação de valor e nosso posicionamento competitivo. E quando você é desmontado e desnudado por investidores, o que você faz?

Nós fomos beber vinho. Entre taças de angústia, goles de dúvidas e um leve paladar de desespero, nos deparamos com o rótulo da garrafa que nos saciava: “No final da jornada, só lembrarás de uma batalha. Aquela que lutaste contigo mesmo, o verdadeiro inimigo; a batalha que te fizeste único” El Enemigo.

Estava estampada ali a nossa luta, não contra nossos competidores, mas contra nós mesmos. Seja pelo efeito do vinho ou pela epifania de entender e sentir nossa missão, entramos 2015 confiantes de que a despeito de qualquer resultado, lutaríamos uma boa luta.

E o que era a princípio uma soberba peça de marketing de conteúdo, virou uma diário das nossas descobertas. Escrever esses 48 Passos foi uma das maiores lições de humildade que poderíamos ter. Descobrimos fissuras em nossa tese, falhas no nosso modelo mental e buracos nos serviços que prestamos aos empreendedores e investidores.

Mas toda boa história termina assim. Você comicamente não consegue o que buscava, mas conquista algo que é muito mais apropriado. Você olha para frente e percebe o quão mais alta a montanha a frente ainda é. Mas olha para trás e fica abismado de ter conseguido subir até aqui.

Fica aquela sensação de gratidão. Nós não estaríamos aqui se não fossem as provocações e apoio do Guilherme, Maurício, Ricardo, Marcelo e Alex. E não teríamos aprendido tanto se não fosse a paciência e o carinho do Ricardo Nantes, Maiza Nantes, André Akagi, Guilherme Dias, Luciano Juvinski, Pedro Cruz, Adriano Brandão, Wesley Milan, Martha Bevilacqua, Aline Marcolino, Milena Escabeche, Helder Knidel, Leandro Nunes, Humberto Souza, Fernanda Fonseca, Márcio Clume, Gustavo Guida, Tadeu Maia, Lauro de Lauro, Ricardo Fernandes, Nelso Fiorin, Thiago Gomes, Carlos Castilho, Fernando Oizume, Alexandro Ramos, Alex Augusto, Marcelo Sato, Thiago Moreno, Maurício Kigiela, Marcelo Lombardo, Marcelo Kramer, Michael Bernstein, Daniel Libanori, Jan Riehle, Ricky Sperber, Aubert Issachar, Jaime Neto, Camila de Souza, Patricia Whitaker, Ronald Beigi, Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e outros tantos. Vocês são nossos heróis!

E o que seria de nós se não fossem as Máquinas? Elas não seriam o que são hoje não fosse pelas interações com Vinicius Saraceni, Felipe Seibel, Anna Mey, Patricia Fumagalli, Alencar Carvalho, Fabio Piastrelli, Eric Santos e toda equipe da Endeavor. Vocês nos levam ao limite de nossas capacidades!

Esperamos que vocês tenham aproveitado os Passos tanto quanto nós, e que eles tenham ajudado na sua luta em 2015!

For those about to Rock, we salute you! Boas festas e até 2016!

Edson Rigonatti

Written By

Por

Edson Rigonatti

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.