logotipo Asltella investimentos
Home
People
Portfolio
Knowledge Machine
Matrix
The Plot
Astella Expert Network
Contact
Categorias
Astella Matrix
Fundamentos para founders
Customer Success
Growth
Fundraising
Product
Talent
Ver tudo
Venture Capital
Mercado
The Plot
Diário de um VC
Ver tudo
Nossos Playbooks
Máquina de Talentos
Playbook de PMF
Playbook de Fundraising
Sete Lições Sobre Marketplaces
A lista de Yoda
Ver tudo
Meet a Founder
Founders Astella
Ver tudo
Sobre a Astella
Diário de um Gestor
Nosso Processo de Investimento
Institucional
Meet a Partner
Carta do Gestor
Ver tudo
Artigos
/
Fundamentos para founders
Product

O 42° Passo — Ptolomeu e a Ciência do Não

Edson Rigonatti
2015
2
m read
ASTELLA PLAYBOOK
EPISODE  

“É preciso muita disciplina para transformar ideias interessantes e novas tecnologias em uma empresa capaz de continuar inovando por anos. É preciso aprender a dizer não.” Steve Jobs

Tendo entendido o que eram as fases e as camadas da tarefa-a-ser-executada e decididos a mapear o caminho que os levaria a Arca Perdida, ele e o Dr. Henry “Indiana” Jones partiram para Alexandria, afim de consultar a maior sumidade em cartografia do mundo antigo, Claudius Ptolomeu.

Como o professor Ptolomeu havia recém publicado os 8 volumes de Geographia, que continham todo o conhecimento geográfico greco-romano, eles estavam certos de conseguir o caminho das pedras.

Mas depois de horas escutando o professor discorrendo sobre o conceito da projeção cônica equidistante meridiana, que em nada os ajudava, o Dr. “Indiana” Jones resolveu interrompê-lo para pedir orientações de como fazer um mapa.

Ptolomeu explicou então que todo mapa começa com a definição dos traços do objeto sendo mapeado: como as características físicas e políticas de um terreno (os passos e gatilhos de um cliente em sua jornada) e a infraestrutura disponível para percorrer o terreno, como estradas e rios (as funcionalidades de um produto.

Segundo o professor, o maior desafio seria como capturar, analisar e priorizar as inúmeras possibilidades de percorrer cada terreno. Cada possibilidade era uma ideia. E o que não faltava eram ideias! Seria preciso dizer não a muitas ideias, e a muitas pessoas, inclusive nós mesmos.

Todo mundo, dentro e de fora da equipe, tinha sugestões de novas ideias. Os clientes tinham inúmeras reclamações que deveriam ser endereçadas. As funcionalidades existentes tinham que ser constantemente melhoradas.

O primeiro passo seria então garantir que todas essas ideias fossem capturadas. E a melhor maneira de assegurar que o fluxo de ideias nunca fosse interrompido, seria registrá-las todas. Mesmo as mais lúdicras ou as que vinham de pessoas inoportunas. Só um processo claro e transparente poderia evitar as pressões políticas e melindres; afinal todo mundo quer ver sua ideia implementada.

Esse processo, o professor chamava de Gestão de Idéias, e ele recomendava o uso de algum software de gestão de ideias e de produtos como o Prodpad.

E você, como captura as ideias para a sua Jornada? Qual o seu processo para dizer “não”?

‍

Leia mais sobre:
Product
Ouça na sua plataforma de streaming predileta
Compartilhe nas suas redes sociais

Sign-up for
our newsletter

Home
People
Portfolio
Astella Matrix
Policies and Documentation
Astella YoutubeAstella TwitterAstella LinkedIn