Resumo da primeira edição do AstELLAS
.png)
Em 2008, após anos de carreira no mercado financeiro tradicional, a Laura Constantini, cofundadora da Astella ao lado do Edson Rigonatti, buscava ressignificar o mercado por meio de uma empresa que viabilizasse interações mais prósperas e um impacto mais significativo na sociedade. De lá para cá, a Astella amadureceu como gestora, cresceu e deu origem a um time hoje com quase 20 pessoas complementares e diversas, que compõem uma das principais gestoras de Venture Capital brasileiras com as suas visões e perspectivas de mundo singulares.
Em 2023, parte desse time tirou do papel um sonho antigo: colocar "na rua" uma mentoria que proporcionasse acesso gratuito a mulheres empreendedoras em tecnologia no Brasil com uma perspectiva de Venture Capital, ou seja, para mulheres que buscam criar negócios com crescimento exponencial. Desde o início, buscamos ter um alcance amplo, que impactasse founders fora das principais capitais que, eventualmente, já são privilegiadas com acesso a programas similares. Chegar nas female founders do Norte e Nordeste, por exemplo foi uma das etapas mais desafiadoras do projeto e, provavelmente, um dos maiores aprendizados que tivemos.
Em poucos dias de divulgação, tivemos 250 inscrições de empreendedoras buscando mentoria para seus negócios prosperarem. Chegamos então a uma lista final de 47 mulheres, de 9 estados diferentes, que participaram da primeira turma do programa. Abaixo, compartilhamos um pouco de cada um dos 8 encontros em que estivemos juntas de forma virtual e transformadora.
Nosso objetivo foi tratar de empreendedorismo feminino de maneira sistêmica. Abordamos assuntos relacionados à autoestima, liderança feminina, síndrome da impostora, tudo isso ao mesmo tempo em que compartilhamos o jeito Astella de olhar para gestão de pessoas, produto, preço, processos e pitch.
1. Início da Jornada: Onde estamos e para onde vamos?
No primeiro encontro, fizemos uma introdução sobre a jornada com alguns combinados e orientações práticas relacionadas às semanas seguintes. Em seguida, a Ana Rezende realizou uma apresentação sobre autoconhecimento, compartilhando o seu conhecimento de mais de 20 anos apoiando e mentorando founders de startups e profissionais de RH.
Fechamos o encontro com uma introdução à lógica de Venture Capital e o que é crescimento exponencial conduzida pela Luiza Ulysséa.

2. P de Pessoas: Alguns fundamentos importantes sobre gestão de pessoas
O segundo encontro foi o momento de aprofundarmos em alguns dos fundamentos apresentados pela Ana Rezende na aula assíncrona sobre Máquina de Talentos. Em seguida, recebemos a Gabriela Werner, CEO do Impact Hub Floripa, para um bate-papo transparente com as mentoradas sobre trajetória empreendedora e construção de times.
2.2 Encontro extra: Liderança feminina nos negócios
A partir de feedbacks calorosos do primeiro encontro nas discussões sobre autoconhecimento e como isso impacta diretamente as mulheres empreendendo e liderando, convidamos a Cassia Messias para falar sobre o conceito de Liderança Shakti. Ela trouxe esclarecimentos de como é desafiador, mas possível, aproveitarmos o melhor das características femininas e masculinas para liderarmos nossos times e negócio.

3. P de Produto: Fundamentos de desenvolvimento de produto
É impossível falar de construção de produto sem falar de Product-Market Fit. E esse foi o principal assunto do nosso encontro sobre produto liderado pela Luiza. Em seguida, recebemos a superfounder Marcia Netto, cofundadora do Minha Vida, da Sallve e fundadora e CEO da Silverguard.

4. Mentoria Coletiva
Para o encontro de mentoria coletiva, realizamos uma pesquisa com o grupo que definiu que Talentos era o tema a ser coberto. Pedimos que as founders listassem as suas maiores dificuldades com o assunto e realizamos um debate em grupo com a mediação da Ana.
5. Processos & Preço
Com mais de 2 horas de material gravado sobre os temas de processos e preço, trouxemos para o encontro ao vivo o início da elaboração de um Business Plan do zero. Obrigada à Heloísa Marcineiro, da Coala, que ofereceu o seu negócio para ser o exemplo trabalhado. Em seguida, recebemos a Ingrid Barth, Founder da Linker, para um bate-papo com as empreendedoras.
6. Pitch: Reflexões sobre quem somos e como somos percebidas
Para o P de Pitch, produzimos aulas assíncronas sobre pitch (discurso), pitch deck e processo de fundraising. Ao vivo, realizamos um debate em grupo sobre quais são as principais características como empreendedora que gostariam que fossem percebidas e como alinhar o pitch para evidenciá-las. Este foi o encontro em que a Laura Constantini, Fundadora e Sócia da Astella, conversou com as founders sobre carreira, fundraising, entre vários outros assuntos do ponto de vista de uma das primeiras investidoras de Venture Capital da América Latina.

7. Hora do show
O último encontro foi o momento do Pitch Day. Todas as mentoradas interessadas puderam praticar com o time da Astella, simulando uma apresentação de 10 minutos para profissionais da área de investimento da Astella. Para fechar, recebemos a Marília Rocca, CEO da Endeavor Brasil por mais de 10 anos e com uma vasta experiência em liderança e gestão. Foi uma conversa inspiradora que deixou mensagens como a importância de entendermos nossos limites e potência e construirmos uma irmandade crescente que abre espaço para novas mulheres prosperarem. Quando a mulher prospera, a sociedade prospera.
Com um gostinho de quero mais, nos despedimos (por hora!) das founders e da primeira turma do AstELLAS. Compartilhamos abaixo alguns dos depoimentos que nos encheram de alegria e sentimento de que estamos no caminho certo. Agora, é hora de nos preparamos para entregar uma segunda edição no próximo semestre ainda melhor.
"Queridas Lu Ulysséa, Ana e Juliana Baranowski GRATIDÃO a vocês fizeram esse programa acontecer e muito feliz por tê-las conhecido!
Cada dia após sair da mentoria, era uma revolução na minha mente! Foi nível hard de evolução e ainda tenho muito material para estudar da biblioteca ! kkkk...
Parabéns pelo trabalho de vocês e por ousarem fazer algo fora da caixa. Na torcida para que esse programa se repita e multiplique. Contem comigo para o que eu puder ajudar. "
Marina Beneton - CEO e Cofundadora da academiCV
"Faço coro com todas daqui!
Parabéns, Lu Ulysséa, Ana, Juliana Baranowski, por colocarem o programa em pé e criarem essa comunidade da primeira turma de AstELLAS. Tremendo sucesso. Foi a primeira vez que vi essa estrutura, de conteúdos offline gravados e discussões online dinâmicas, e é uma sacada muito boa. A turma 1 será diferente da turma 2, 3, 4, ...n, e todas terão no mínimo o mesmo conteúdo. A energia dos encontros foi indescritível: a melhor companhia nessa caminhada que tende a ser um pouco solitária. Ah, e eu acho que vocês atingiram muito bem o que eu acredito que tenha sido um dos objetivos: nos fazer perder o medo de falar com VC! Obrigada por tudo.
Desejo sucesso às próximas turmas!
Vamos manter contato.
Beijos,"
Julia Machado - Founder em Stealth Mode